segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto de Intercâmbio homenageia alunos


Professora Irene premia seus alunos

Encerrando as atividades de um dos projetos premiados no “Intercâmbio Cultural Brasil – Holanda” em desenvolvimento desde o ano passado em Carambeí, o momento foi de homenagens. A professora Irene de Oliveira Messias, da escola municipal Thereza G. Seifarth, foi a autora do projeto premiado – Brasil /Holanda – As relações cotidianas em Carambeí, e encerrando o seu projeto fez uma homenagem especial aos seus alunos, entregando troféus e compartilhando com eles e com a comunidade presente, fotos e vídeos feitos na Holanda  durante a viagem cultural.
Irene foi uma das professoras premiadas que acompanhou os alunos na viagem internacional. Seu projeto trabalhou questões como ética, valores, esportes e cidadania. Uma das fases do projeto teve o “o  passeio Pedalando para o Futuro”, num experimento do que os holandeses vivem na Holanda que é pedalar, promovendo a cidadania e a qualidade de vida, com noções de consciência no trânsito, saúde e na prática de esportes.
Irene e as autoridades presentes entregaram para todos os alunos um troféu e também para a professora de língua holandesa que foi voluntária no projeto, Yvette Erkel Shotanus foi homenageada com flores. O aluno Eduardo Fidel Januário  foi o autor do vídeo apresentado.
O chefe de gabinete Maurício do Nascimento Bernardo, criador do projeto de intercâmbio, destacou que os objetivos foram  alcançados, “ foram investidos recursos financeiros e humanos, e assim  nossas crianças  puderam ter a oportunidade de conhecer outro país, outra cultura e compartilhar esta experiência única também com a comunidade escolar”, disse ele.
A professora destacou que só conseguiu vencer com seu projeto graças ao apoio de seus alunos, “minhas crianças são as responsáveis pelo sucesso do projeto que fiz e do resultado do intercâmbio como um todo na comunidade escolar”, disse Irene. Segundo ela na Holanda: "foram dez dias, todos de puro aprendizado, cultura, informação, conhecimento, novidades, expectativas, sonho, muito sonho, um dia melhor que o outro, quando pensávamos ter visto tudo, uma nova surpresa”. Resta-nos a certeza de que não seremos mais os mesmos, continuaremos, com esperança, acreditando que tudo é possível para os que sonham e fazem do sonho uma realidade".


Confira as Fotos:






















Texto: Ana Paula Inácio / Fotos: Emerson Teixeira