terça-feira, 26 de julho de 2011

Alunos de Intercâmbio têm aula de holandês

O projeto “Intercâmbio Cultural Brasil – Holanda” em desenvolvimento desde o ano passado entre os alunos da rede municipal de ensino, está próximo da fase que levará 10 alunos para a Holanda. A viagem está marcada para o início do mês de agosto, serão dez dias seguindo um roteiro que inclui história, cultura, curiosidades e uma inesquecível experiência de conhecimentos.


Para tanto os alunos e também os quatro professores que integram o projeto estão participando de aulas para aprendizado da língua holandesa. De acordo com a professora, Irene de Oliveira Messias, da Escola Municipal Professora Theresa Gaertner Seifarth, autora do projeto Brasil e Holanda: “A construção das relações cotidianas em Carambeí”, o objetivo é passar as crianças noções básicas da língua holandesa, sendo um mínimo adequado a entender o idioma e as diferenças culturais entre o Brasil e Holanda.

As aulas são ministradas pela professora de idiomas, Yvette Erkel, que criou um pequeno dicionário com vocabulário básico para uso nas aulas e principalmente durante a viagem. Ela explicou que as crianças estão se familiarizando com palavras indicativas de cumprimento, por favor, obrigado, direita, esquerda, nome de alimentos, numerais e muitas outras dicas para uma melhor comunicação. Também a professora está repassando informações sobre a cultura, costumes e curiosidades típicas do povo holandês.


Yvette Erkel é nascida na Holanda, e está no Brasil há pouco mais de três anos, em Carambeí atua na atividade agropecuária e como professora da língua holandesa. Ela é professora voluntária para o ensino da língua holandesa no projeto da educadora Irene Messias que abrange, além das crianças do intercâmbio, também os alunos do primeiro ano, turma B, da Escola Municipal Theresa Gaertner Seifarth.