terça-feira, 26 de julho de 2011

Carambeí divulga resultado de viagem para a Holanda


A Prefeitura Municipal realizou solenidade festiva para a divulgação dos nomes das quatro professoras que irão participar, no mês de agosto, do Intercâmbio Cultural na Holanda. As quatro professoras da rede municipal selecionadas foram: Fabiane Liefeld (Escola Geralda Harms Welbergen), Irene de Oliveira Messias (Escola Thereza Seifarth), Márcia Joceli Hornes (Escola Fátima Augusta Bosa) e Jaqueline Ferreira Gomes dos Santos (CEI Bethânia).
 
O prefeito Osmar Rickli parabenizou as professores participantes lembrando que todos ganham com atividades como esta, principalmente os alunos. O secretário de Educação do município Ângelo Juliano Carneiro Luz agradeceu ao prefeito e ao chefe de gabinete Maurício Bernardo pela confiança depositada em realizar o concurso.

Conforme Maurício, idealizador e coordenador do intercâmbio, os projetos serão inscritos nas boas práticas educativas da Rede Globo de Televisão e também junto ao Ministério da Educação, ele cumprimentou as participantes pelos trabalhos inscritos e enfatizou que a educação do município mais uma vez demonstra que esta a frente do cenário brasileiro.
 
Dezoito profissionais da rede municipal de ensino participaram do Concurso Experiência Pedagógica, que premiou os profissionais com a vaga no intercâmbio cultural organizado pela prefeitura de Carambeí. Esta atividade também está inserida nas comemorações do Ano da Holanda no Brasil, no Centenário da Imigração Holandesa e será realizada nas férias de julho, com 10 alunos e quatro professores.

As professoras participantes desenvolveram experiências pedagógicas com alunos das escolas municipais e centros municipais de educação infantil. O concurso foi aberto para todos os professores, coordenadores pedagógicos, diretores de educação infantil das quartas séries e dos quintos anos do ensino fundamental do município.

Os trabalhos foram avaliados por profissionais da área, mas de fora do quadro do município, constituídos numa comissão formada por: Alexsandra Bitencourski da Secretária Municipal de Ponta Grossa, Antonella de Oliveira e Daniele Ditzel Mattioli do Núcleo Regional de Educação, Carla Machinski de Aguiar da Secretária Municipal de Castro, professora Gerdiena Pieta Djikstra  representante do Conselho Municipal de Cultura e Luciana Cristina Pinto, representante do Parque Histórico de Carambeí. As quatro professoras selecionadas irão acompanhar os dez alunos que foram premiados no dia 4 de abril também com a viagem para a Holanda.

Trabalhos
1º lugar – Professora de Educação Física - Fabiana Leifeld Lopes. O projeto premiado envolveu todos os alunos da Escola Municipal Geralda Harms Welberger na disciplina de Ed. Física e trabalhou o tema “Conhecendo a cultura dos povos integrantes da história de Carambeí por meio da Cultura Corporal de Movimento”.

2º lugar – Professora do Ensino Fundamental - Irene de Oliveira Messias, que envolveu os alunos do primeiro ano da Escola Municipal Tereza Seifarth e a comunidade com o projeto: “Brasil e Holanda – a construção das Relações Cotidianas em Carambeí”.

3º lugar - Professora do Ensino Fundamental - Márcia Hornes, da Escola Municipal Fátima Augusta Bosa com o tema : “Não podemos melhorar alguma coisa se não a conhecemos”.

4º lugar - Professora do Ensino Fundamental – Jaqueline Ferreira Gomes dos Santos, da Educação Infantil com o tema: “Carambeí: quem cuida, ama, do CEMEI Bethânia”.

Texto: Ana Paula Inácio