sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Impressões - Professora Jaqueline Ferreira Gomes dos Santos


Construtores de sonhos

"Nosso país está em processo de aculturação. Sua história se estrutura na cultura de diversas etnias.

A oportunidade inesquecível de participar deste intercâmbio sócio cultural (Brasil Holanda) trouxe inúmeras experiências educativas que levaram a percepção e que a história está em movimento. Tudo é um ciclo. De alguma maneira estamos interligados e que a participação de todos com compromisso e responsabilidade é relevante para o desenvolvimento social.

Na Holanda a organização se tornou um componente estrutural decisivo direcionado para as necessidades coletivas. Mediante este contexto podemos constatar que este fator instiga a sua população a desenvolver hábitos saudáveis para o exercício da cidadania.

Brasil a união. País jovem, acolhedor e cheio projetos. Os quais se realizam como esta bela proposta de intercâmbio a qual pude presenciar. Desenvolvida pelos construtores de sonhos do município de Carambeí.

Conforme consideração acima é importante afirmar que nós educadores precisamos seguir o exemplo. Sermos construtores de sonhos. Não se trata de um romantismo ingênuo, mas é necessário sonhar! O sonho como projeto frente às reais necessidades. Estas, embasadas nos conflitos existentes. Não existem problemas, mais desafios a serem analisados que revelam visões de mundo fundamentadas  e articuladas com a história da humanidade.

Quando assim pensamos o sonhar significa realizar. Se sonharmos para o bem comum teremos grandes realizações sempre com muita responsabilidade social. Porque somos o que fazemos!"