quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Impressões

Você confere neste post, nas palavras de professores e alunos, o relato do dia 09, onde o grupo conheceu o parque Zaanse Schans.


A impressão dos professores, traduzidas nas palavras da professora Jaqueline, sobre a visita ao parque:

“Nosso dia foi muito especial. Levantamos cedo e saboreamos um delicioso café da manhã. Afinal, novas aventuras iriam acontecer... Inúmeras curiosidades iríamos vivenciar durante o belo passeio ao Zaanse Schans (vilarejo- comunidade rural localizado ao norte de Amsterdã).

Às 9 horas da manhã apanhamos um bonde nas proximidades do hotel e através do mesmo chegamos a Estação Central para que de metrô fôssemos até o vilarejo. Era tanta novidade que a quantidade de máquinas fotográficas parecia insuficiente! Cenário histórico cultural de belíssimas paisagens mostrando como é possível a harmonia do homem com a natureza.

De repente, era como se contemplássemos na realidade, tudo que aprendemos nos projetos. E o mais importante à sensação de que as fotografias iriam representar cada momento vivenciado com aprendizado, alegria e satisfação de estarmos ali naquele dia totalmente significativo e especial para todos nós!”.

Impressões dos alunos:

A fábrica de tamancos

“Descobrimos que a fabrica de tamancos surgiu em 1492, que eles usavam tamancos quando chovia para não sujar os pés na lama e se proteger dos animais”.
Danilo Carneiro Reis













Curiosidades

“Tivemos um bom dia, a cidade tem trens, barcos e bicicletas para não ter muito movimento. Vimos os primeiros tamancos de madeira que foram feitos para se protegerem da chuva e do frio”.
Eduardo Fidel Januario 


















Descoberta

“Hoje no Parque Zaanse Schaans aprendemos como se faz tamancos, queijos, bolachas e pães. O interessante deste parque, além da beleza é a idade dele. Lá tem moinhos que datam de 1530. Nesta época o Brasil era apenas um bebê”.
Gabriel Crist Bueno

















Minha viagem

“Hoje nós fomos ao Parque Zaanse Schaans, que é a céu aberto. Passamos o dia. Achei curioso o jeito deles fazerem os tamancos. Vimos os moinhos e muitas outras coisas interessantes em Amsterdã”.
Igor Teixeira Izidio 


















Gastronomia

“O dia de hoje foi muito divertido e aprendi bastante. Fomos numa fabriqueta de tamancos de madeira. O almoço foi sanduíche, porque é costume de holandês. Eles só comem uma refeição quente por dia e geralmente é de noite”.
Larissa Aparecida Alves












Povo organizado

“Eu achei muito legal a organização e por isso é que as coisas dão certo”.
Maria Fernanda Kicheleski do Prado e Souza















Minha viagem para a Holanda

“Hoje foi mais um dia que levantamos cedo para passear. Lá no Brasil ainda era de madrugada. Tomamos um delicioso café e logo em seguida fomos para a estação pegar o bonde. É fácil porque a estação fica bem perto daqui. Para chegar até o Parque Zaanse Schaans, ainda tivemos que pagar o metrô.
Lá aprendi como era mais ou menos o passado dos holandeses. Conhecemos fabriquetas de bolachas, queijos, pães e tamancos de madeira. A beleza era tanta que não sei contar o que era mais bonito e interessante”.
Rian da Silva Prado










Organização

“Hoje aprendi muitas coisas no Parque Zaanse Schaans. Uma coisa é que os holandeses são muito organizados, pois na rua há espaço para as bicicletas, ônibus, bondes, carros, trens, motos e pessoas. Achei curioso os moinhos, principalmente poder subir neles. Vi como funcionam os moinhos de vento”.
Vinicius Gabriel da Silva










Fotos: Johanna Regina de Macedo Nogueira