terça-feira, 16 de agosto de 2011

Último dia de atividades dos intercambistas

A segunda-feira (16) marcou o último dia do roteiro do intercâmbio cultural na Holanda, já que a terça-feira foi reservada para arrumar as malas e preparar a volta para casa. Os intercambistas encerram as atividades na cidade de Amersfoort, com população de 150.000 habitantes.



Os intercambistas conheceram a torre Onze-Lieve-Vrouwetore ("Torre de Nossa Senhora"), uma das mais altas torres de igreja do país, em torno de 98 metros. A construção da igreja e torre começaram em 1444. A igreja foi destruída por uma explosão em 1787, mas a torre foi poupada.

Os intercambistas contaram mais uma vez com a companhia do jornalista holandês Sjoerd Mouissie e sua esposa. O almoço, tipicamente brasileiro, pela primeira vez durante o intercâmbio, foi oferecido pela professora brasileira Maria Solange da Silva, que recebeu o grupo em sua casa. A educadora se mudou para os Países Baixos para entender como as escolas holandesas trabalham a matemática realística. Ela quer levar esse conhecimento para o Brasil e facilitar a vida de crianças e professores.

Após o almoço, a professora Maria levou os intercambistas a uma escola de ensino infantil e fundamental. Os professores puderam conversar com o diretor, tirar dúvidas e observar o dia a dia de uma sala de aula na Holanda. A noite, o grupo foi recepcionada na casa do jornalista Sjoerd Mouissie, que ofereceu um jantar típico holandês: panquecas com torta de maçã.

Confira o registro do dia através das fotos de Johanna Regina de Macedo Nogueira e Elizabeth Van Westering 














































Fotos: Johanna Regina de Macedo Nogueira e Elizabeth Van Westering