quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Impressões


Hoje na coluna “impressões”, você confere o relato do dia 10, traduzidas nas palavras da professora Fabiana Leifeld, sobre a visita ao museu Anne Frank e ao Palácio Dam:

Tivemos a oportunidade de permear um pouco pela cultura disponível da Holanda. Primeiramente conhecendo a história do sofrimento do povo judeu na casa de Anne Frank, nos remetemos ao passado. Anne Frank, juntamente com sua família judia, deixaram suas origens, para evitar a permanência nos campos de concentração, comandados por militares alemães. Receberam ajuda de uma família de holandeses, que residiam nesta casa, hoje museu, e conseguiram permanecer anônimos por alguns anos, e neste tempo de refúgio Anne escreve um diário. Despertando nas crianças e em nós professores o sentimento de revolta pelo do sofrimento deste povo perseguido por tantos anos injustamente. 
Em seguida visitando o Palácio Dam, pudemos perceber outra realidade, a de príncipes, reis e rainhas. A riqueza existente nos detalhes da construção do magnífico Palácio, localizado no centro de Amsterdã. Cada escultura, pintura um significado desvendado por meio das histórias da mitologia e nos personagens da bíblia. Momento de viagem ao passado em que alunos e professores mergulharam na imaginação de antigos acontecimentos presenciados em cada ambiente visitado, refletindo o excesso de poder e contraste social”.

Professora Fabiana Leifeld