terça-feira, 23 de agosto de 2011

Retorno a sala de aula, professora Irene





Hoje 22 de agosto retornei a rotina normal, depois de 10 dias na Holanda, à volta para sala de aula foi cheia de novidades. Estava com saudade dos meus alunos, afinal, foram eles os principais responsáveis pela minha viagem a Holanda, já que quase todas as atividades do projeto são deles.

Estou feliz pelo retorno e precisava compartilhar com as crianças do 1º ano da Escola Theresa os grandes momentos que vivi na Holanda.
O primeiro momento foi de abraços, contar e ouvir as novidades, todos fizeram desenhos para me receber, como de praxe pedi que fossem falando sobre o desenho e servi de escriba para registrar.

Quase todos, desenharam avião simbolizando a minha viagem, outros fizeram o Inho personagem da história do gibi dos 100 da imigração holandesa que lembra os moinhos da Holanda. Muitas flores, corações e eu.

No segundo momento dividi as crianças em grupo de 3 a 4 alunos, deixei visualizarem no notebook as fotografias da viagem, foi muito legal, as crianças fizeram uma viagem no tempo e disseram: “professora nos vamos poder ir lá também?” Outras queriam ver fotos do avião. Divertiram-se com fotos da feira de queijo, com a quantidade de canais de água, com as fotos dos momentos engraçados, muito legal, valeu à pena.

Enquanto um grupo ficava no notebook, os demais degustavam queijo com sabor holandês, fazíamos comentários sobre os queijos e os diversos sabores, picantes, condimentados, etc. As observações das crianças foram as mais variadas possíveis, algumas disseram: “os queijos do Brasil não tem pimenta”, outra aluna reitera: “minha avó faz queijo, mas é diferente dos queijos da Holanda, não tem pimenta”, e assim aconteceu uma sucessão de comentários.

A manhã valeu à pena, foi de novidades para as crianças e emoção para todos, pois pude proporcionar momentos diferentes a elas. Muito legal também, foi à cobrança sobre as aulinhas de holandês, a aluna Stephani disse: “professora o que aconteceu? A professora de holandês não veio mais dar aula! Estamos com saudade!” O Endrick e o Diego queriam saber o que mais aprendi em holandês na Holanda, prometi que as poucas palavras que consigo pronunciar vou ensinar a eles.

Desenho feito pela aluna Stephani